Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

REDE GLOBO: Morre, aos 75 anos, o ator Umberto Magnani

O ator Umberto Magnani morreu nesta quarta-feira, dia 27, aos 75 anos, após ter sofrido um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico. Ele estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, desde segunda-feira, 25, dia de seu aniversário e quando se preparava para gravação de cenas da novelaVelho Chico, da Rede Globo, na qual interpretava o padre Romão.

O personagem que vinha orando por nós pela voz do artista representava o retorno do ator à emissora, após dez anos longe. Em 2006, ele fez Páginas da Vida (era seu sétimo personagem criado por Manoel Carlos, autor de maior incidência em sua biografia) e foi para o SBT, fazer a novela Amigas e Rivais


Já havia passado pela TV de Silvio Santos em duas ocasiões anteriores: no remake de Éramos Seis(1994), primeira novela da melhor safra de folhetins realizada pela emissora paulistana, quando viveu Alonso, e Razão de Viver, não no folhetim homônimo, de 1996, mas um anterior, de 1983.

De Amigas e Rivais foi para a Record. Fez Chamas da VidaRibeirão do TempoMáscaras,BalacobacoMilagres de Jesus e a série Conselho Tutelar.

De Benedito Ruy Barbosa, já tinha feito Cabocla, em 2004. Na apresentação do elenco e do processo de preparação para a novela Velho Chico, no galpão comandado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho nos Estúdios Globo, no Rio, Magnani foi chamado a falar algo sobre a história e resumiu seu desejo na seguinte frase: "Se as pessoas discutirem em casa 10% do que vão ver e ouvir na novela, já será uma vitória para o nosso país". Os colegas presentes, praticamente todo o elenco de todas as fases da novela, o aplaudiram efusivamente. A ocasião foi marcada por muita comoção dos atores, todos muito afinados com o enredo de Benedito Ruy Barbosa, com evidente envolvimento de Magnani na história que ainda seria contada na faixa das 21h.

Mas foi Manoel Carlos quem mais criou personas para o ator. Foi Ataxerxes em Felicidade(1991), Mauro Moretti em História de Amor (1996), Antenor Andrade em Por Amor (1997), Eládio em Laços de Família (2000, atualmente no ar pelo canal Viva), Eugênio em Presença de Anita (2001), Argemiro Batista em Mulheres Apaixonadas (2003) e Zé Ribeiro em Páginas da Vida.

Nenhum comentário: